quarta-feira, 23 de março de 2011

A importância do Preparo Para a Confissão / Comunhão

Creio que o nosso grande problema é achar que a confissão seja uma obrigação nossa para cumprir uma vez por ano. Ao cumprí-la sentimos leveza e alegria. na verdade estamos confundindo o divino estado de graça com um sentimento corriqueiro de alegria.

Devemos entender que a confissão é um recurso com que Deus nos provê para nossa edificação espiritual, a edificação de nossa própria vida. A confissão é um sacramento entretanto nós o transformamos em momento de alegria corriqueira. Os Santos Pais da Igreja nos dizem que o verdadeiro arrependimento começa no momento que voce se confessou. O padre pede a intercessão de Deus para que envie o "Obraz" de arrependimento. E porque isso é necessário, já que a pessoa já se arrependeu? Porque a partir desse momento - a nossa confissão, absolvição e comunhão dá-se o início do verdadeiro arrependimento, que é a nossa verdadeira atitude de vida como cristãos - a de arrependimento. Se na vida somos pecadores mas almejamos o Reino de Deus, a nossa atitude deve ser de arrependimento durante a vida toda e diariamente, analisando a nossa consciencia e não uma vez por ano.





Os nossos Santos Pais da Igreja nos falam que o arrependimento vem somente com o sacramento da confissão e comunhão pois assim torna-se fácil policiar-nos e testar a nossa consciencia. A leveza que sentimos depois que comungamos significa a nossa purificação dos pecados, do grande emaranhado de nossos pecados. Quando conseguimos, com a ajuda de Deus nos libertar destes pecados então a graça divina vem a nós, quando então criamos condição de adentrar nossa alma purificada e assim podemos perceber qualquer novo pecado no qual incorremos. O homem enquanto imerso num caos de pecados nem tem condições de distinguí-los. Todos nós estamos apegados aos nossos pecados "inseparáveis e favoritos." Estes devem ser os primeiros a se combater.

Os Santos Pais da Igreja nos falam que o caminho para a purificação da alma é o de cultivar em si uma aproximação com Deus. Ao comungarmos sentimos alívio e leveza, estamos próximos a Deus, então falamos - "dever cumprido" e achamos que tudo foi finalizado. Não é assim, caros irmãos e irmãs, até aí pouco foi feito.

Deus nos deu tudo e nos redimiu. A Salvação é pertinente a Deus e homem juntos. Na minha jornada eu vou trilhando meu rumo, caminho e tropeço e Deus me ampara e guia. Como posso chegar a Deus, viver n'Ele se realmente almejo isso? Os Santos Pais nos falam que a oração é a união e vida do homem com Deus. E é aqui que está o nosso ponto fraco. Pergunto eu: você reza? Me respondem "não tenho tempo, pois de manhã estou com pressa e de noite já morto de cansaço." Porque então veio se confessar se voce não quer aceitar o que a Igreja te oferece, se a graça do sacramento recebida como benção misericordiosa é transformada em mero agradável estado de espírito momentaneo. Se voce dedica 7/8 horas ao sono, 16/17 horas ao trabalho será que para Deus voce não teria tempo? Então o seu cristianismo é falso.

Os Santos Pais da Igreja nos falam como é importante viver em Cristo, sempre estar em comunhão com Deus. Rezar de manhã e a noite. Se temos 10 horas para o nosso trabalho certamente podemos ter 10 minutos para Deus. De fato, é dificil rezar quando os olhos estão fechando de sono, mas podemos rezar antes, uma hora antes de dormir e continuar depois os afazeres. Deixe a oração mais breve para reza-la antes de deitar-se. É precisco entender que qualquer atividade nossa tem que ser abençoada por Deus e ao inicia-la pedimos a Sua ajuda, cada um de nós dentro de suas possibilidades, nem que seja "Deus tenha piedade de mim." Que seja breve a oração, pense que disso (ajuda de Deus) depende o sucesso da nossa oração da manhã e da noite. Se temos uma sincera intenção de viver em Cristo, Deus irá nos ajudar.

Também me perguntam - "como é que eu posso rezar se não tenho 'clima' para isso ou se não estou com vontade? Como é que eu vou rezar se estou com a alma empedrecida?" Sejamos honestos, qualquer trabalho que fazemos, ora fazemo-lo com alegria e vontade, ora com desanimo e sacrifício, mas, com algum esforço podemos nos absorver pela atividade e tornamo-nos diligentes mesmo se pouco antes estávamos desanimados e lerdos. O mesmo ocorre com as nossas orações. Fracos e pecadores que somos não conseguimos estar sempre em estado de constante fervor com Deus. Que isso não seja motivo para intimidar-nos, lembrem-se da viuva que que deu duas moedas, o que era tão pouco, mas que Deus aceitou pois era tudo o que ela possuia. Por isso não se preocupem porque falta vontade de rezar, pela ausencia de contrição. Se realmente queremos alcançar isso, vamos dizer a Deus: Senhor aqui estão minhas duas moedas, me ajude. Se voce, durante algum serviço pesado e com roupas sujas, recebe visita inesperada de seus pais que vem de longe, voce pára para tomar banho e trocar de roupa ou corre do jeito que está para recebe-los? É exatamente isso que Deus espera de voce.

Em cada minuto de nossa vida a nossa atitude deve ser a de almejar o caminho para Deus. Aos que vieram hoje, (aqueles que se confessam uma vez por ano), eu lhes peço que, após receberem a absolvição e a Santa Comunhão, que comecem uma verdadeira vida espiritual a partir desta Quaresma. Para aqueles que nem procuraram tentar, e para aqueles que fizeram tentativas e tropeçaram, que recomeçem novamente.

Voce que é médico, funcionário, operário ou dona de casa, tudo isso deve ser encarado como secundário. Em primeiro lugar pense que voce é cristão e viva em Cristo e santifique sua vida com Cristo. Lembre-se de que o arrependimento é um assunto para uma vida toda e que diariamente é necessário conferir a nossa consciencia e procurar aprimorar-se. Devemos direcionar-nos para Deus da maneira como estamos agora e não procurar momentos especiais para nos enlevar e ofertar nosso esforço.

Desejo a todos voces que quando estiverem em paz com Deus, depois de se confessarem e comungarem, que seja este momento o início para um novo caminho, para uma lembrança do que Cristo fez por nós, para o aprendizado da oração, do arrependimento e a consciencia de seus pecados não somente na hora da confissão mas em cada momento de nossa vida terrena. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário