domingo, 27 de março de 2011


Diminuem os Católicos na Líbia



O Vigário Apostólico de Trípoli (Líbia), Dom Giovanni Innocenzo Martinelli, advertiu que neste país africano “a pequena comunidade católica foi reduzida”, como resultado dos choques entre as forças leais a Kaddafi e os rebeldes, e dos bombardeios da coalizão internacional.

“Nas próximas horas deve partir uma centena de pessoas, entre enfermeiras filipinas e trabalhadores de outras nacionalidades, que desejam abandonar o país. Mas nos hospitais ainda há muitas enfermeiras filipinas que continuam seu trabalho”, informou o Prelado na última terça-feira à agência Fides.

Dom Martinelli indicou que nas celebrações litúrgicas “só participam os imigrantes africanos”, o que é “um bonito testemunho de fé nestes tempos tão difíceis”.

No dia 11 de março o Prelado já havia advertido à agência vaticana Fides que a comunidade católica estava diminuindo depois da partida de muitos fiéis estrangeiros, sobre tudo europeus. Naquele dia indicou que “em Trípoli há 2.000 enfermeiras filipinas, em toda Líbia provavelmente serão 5.000. Há também os professores de inglês: alguns retornaram a seus países, outros ficaram porque as escolas estão abertas, ao menos em algumas zonas de Trípoli. Tratamos de animá-los a viver este momento tão difícil à luz da fé”, disse.

Quando começou o levantamento contra Kaddafi no dia 15 de fevereiro, havia em Líbia 100 mil católicos, em meio de uma população de cinco milhões de habitantes.

Na Líbia informou à Fides que no país há dois bispos, quinze sacerdotes, 16 comunidades religiosas femininas e missionários, que decidiram ficar para servir os que sofrem.

Fonte: Rádio Vaticano
Local:Trípoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário