segunda-feira, 4 de abril de 2011

Vida cristã é "contínua configuração a Cristo", ensina Bento XVI

Leonardo Meira
Da Redação


Reuters
Papa abençoa fiéis reunidos na Praça de São Pedro
O Papa Bento XVI refletiu sobre a razão profunda da alegria da vida cristã antes da tradicional oração mariana do Angelusdeste domingo, 3. Na liturgia da Igreja, o quarto domingo da Quaresma é conhecido como "Laetare" ("da alegria").

"A vida cristã é uma contínua configuração a Cristo, imagem do homem novo, para chegar à plena comunhão com Deus. Quando a nossa vida se deixa iluminar pelo mistério de Cristo, experimenta a alegria de ser libertada de tudo aquilo que ameaça a sua plena realização", disse.
O Pontífice recordou que o itinerário quaresmal é um tempo particular de graça, no qual se pode experimentar o dom da bondade de Deus por cada um de nós. Ao questionar qual a razão profunda da alegria da vida cristã, o Papa explica a partir da narração do Evangelho do dia, em que Jesus cura um homem cego de nascença.

"É de se evidenciar como uma pessoa simples e sincera, de modo gradual, percorre um caminho de fé: em um primeiro momento encontra Jesus como um 'homem' entre os outros, depois considera-o um 'profeta', e enfim os seus olhos se abrem e proclama-O 'Senhor'. E nós, qual atitude assumimos frente a Jesus? Também nós, por causa do pecado de Adão, nascemos 'cegos', mas, na fonte batismal, fomos iluminados pela graça de Cristo", destacou.

Bento XVI disse ainda que o pecado feriu a humanidade e havia destinado-a à obscuridade da morte, mas Cristo faz resplandecer a novidade da vida e da meta à qual todo o ser humano é chamado. "N'Ele, revigorados pelo Espírito Santo, recebemos a força para vencer o mal e operar o bem. [Ele] continua a revelar na complexa trama da história qual é o sentido da existência humana", afirmou

Por fim, o Sucessor de Pedro convidou a viver os dias de preparação à Páscoa como um reavivamento do dom recebido no Batismo, "chama que muitas vezes corre o risco de ser sufocada. Alimentemo-la com a oração e a caridade pelo próximo", pediu.

Ao final do encontro, o Santo Padre falou sobre o aniversário de morte de João Paulo II e a preparação para a sua beatificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário