segunda-feira, 2 de maio de 2011

Estudo Bíblico:

CREIO EM JESUS CRISTO,
O FILHO UNIGÉNITO DE DEUS


Que significa o nome «Jesus»?

Dado
pelo Anjo no momento da Anunciação, o nome «Jesus» significa «Deus
salva». Exprime a sua identidade e a sua missão, «porque é Ele que
salvará o seu povo dos seus pecados» (Mt 1,21). Pedro afirma que «não
existe debaixo do céu outro Nome dado aos homens pelo qual possamos ser
salvos» (Act 4,12).


Porque é que Jesus é chamado «Cristo»?

«Cristo»
em grego, «Messias» em hebraico, significa «ungido». Jesus é o Cristo
porque é consagrado por Deus, ungido pelo Espírito Santo para a missão
redentora. Ele é o Messias esperado por Israel, enviado ao mundo pelo
Pai. Jesus aceitou o título de Messias, precisando porém o seu sentido:
«descido do céu» (Jo 3,13), crucificado e depois ressuscitado, Ele é o
Servo Sofredor «que dá a sua vida em resgate pela multidão» (Mt 20,28).
Do nome Cristo é que veio para nós o nome de cristãos.


Em que sentido Jesus é o «Filho Unigénito de Deus»?

No
sentido único e perfeito. No momento do Baptismo e da Transfiguração, a
voz do Pai designa Jesus como seu «Filho predilecto». Apresentando-se a
Si mesmo como o Filho que «conhece o Pai» (Mt 11,27), Jesus afirma a
Sua relação única e eterna com Deus Seu Pai. Ele é «o Filho Unigénito de
Deus» (1 Jo 2, 23), a segunda Pessoa da Trindade. É o centro da
pregação apostólica: os Apóstolos viram «a Sua glória, como de Unigénito
do Pai» (Jo 1, 14).


O que significa o título «Senhor»?

Na
Bíblia, este título designa habitualmente Deus Soberano. Jesus
atribui-o a si mesmo e revela a sua soberania divina através do poder
sobre a natureza, sobre os demónios, sobre o pecado e sobre a morte,
sobretudo com a sua Ressurreição. As primeiras confissões cristãs
proclamam que o poder, a honra e a glória devidas a Deus Pai são também
devidas a Jesus: Deus «deu-Lhe o Nome que está acima de todos os nomes»
(Fil 2,9). Ele é o Senhor do mundo e da história, o único a quem o homem
deve submeter completamente a própria liberdade pessoal.

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