terça-feira, 2 de agosto de 2011


quero ser catequista, como ensinar?

Por Marcelo Leal



Quero ser catequista, como ensinar?

Essa pergunta foi feita aqui no blog pelo José Nunes, e começei a pensar como ajudar…
Como ser catequista, como ensinar, como ser um verdadeiro cristão sem palavras vazias, que muitas das vezes acabam deixando os catequizandos mais perdidos do que quando entraram?
Como levar aqueles que nos foram confiados a conhecer, amar e seguir Jesus e a Sua Igreja?
Como tocar os corações com uma mensagem que já têm mais de 2 mil anos?
E fato que em muitos lugares a catequese não têm sido capaz disso. Digo tanto da catequese de crianças quanto de adultos. Não estamos conseguindo tocar os corações! Prova disso é a falta de ministérios, não necessariamente sacerdotais, mas leigos! Quantos catequizandos se comprometem a seguir e ajudar sua igreja? Se fossem 80 % a continuar ainda seriam poucos, mas acredito ser bem menos que isso em alguns lugares.
Mas porquê?
A mensagem que estamos passando está errada? Eu respondo. Não é a mensagem, mas a forma com que a passamos!
O Cristianismo em pouco mais de 300 anos da morte de cristo se tornou a religião oficial do império romano, naquela época o maior império existente, mas paganizado. Mas o que fez todo um império se converter a uma religião que nascerá a tão pouco tempo?
Toda a europa enfrentava as consequências da peste negra, e foi no meio de um tempo tenebroso que os seguidores de cristo sairam para ajudar os mais necessitados. Num mundo onde isso não era visto, a atitude dos cristãos causou espanto. A vontade de ajudar, de servir, tocou o coração das pessoas e mostrou ao mundo um Deus diferente do que conheciam.
Não precisaram fazer grandes discursos. Tocaram os corações com uma arma infalível: O EXEMPLO
O anúncio do Evangelho, o aprofundamento que a catequese busca levar aos catequizandos da palavra ouvida, só têm efeito quando é baseado no exemplo.
Muito mais que levar os catequizandos pra uma sala e ficar 1 hora com eles falando de Deus, é necessário que o catequista seje uma pessoa que faça as pessoas se inspirarem. Que mostre as crianças, jovens e adultos que seguir Jesus é bom. Que estar dentro da igreja é bom!
Que é possível seguir Jesus num mundo paganizado, que parece voltar ao antigo império que ainda não conhecia o Crucificado! Dá mesma forma que a 2 mil anos Nosso Senhor fez de sua vida um exemplo para o mundo, também nós somos convidados a ser muito mais que catequistas, mas verdadeiros cristãos! E sendo cristãos não tem como não ser catequista!
É nossa hora de converter o mundo pelo exemplo!
Ainda muito precisaria ser falado para responder a pergunta acima, e não dá pra colocar tudo aqui. Se gostaram do conteúdo quem sabe não podemos continuar em mais posts. Espero os comentários e sugestões.
Para finalizar fica uma frase que ouvi a muito tempo, mas nunca saiu do coração:
“CATEQUISTAS ENSINAM POR AQUILO QUE DIZEM

POR AQUILO QUE FAZEM

POR AQUILO QUE SÃO!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário