sexta-feira, 1 de abril de 2011

Jesus é o homem perfeito


Cristo é uma presença viva, nova e eficaz e por isso mesmo rompe com o nosso passado. Sua palavra desconcerta e abre horizontes impensáveis, sua proposta pede autenticidade e coragem.Na Palavra de Deus encontramos a razão da nossa existência e como diz São Paulo: “Tudo o que outrora foi  escrito, foi escrito para a nossa instrução, para que, pela constância e consolação que nos dão as Escrituras,sejamos firmes na  esperança” (Rm 15,4).
A cristificação  é um processo onde vamos nos assemelhando cada vez mais a Cristo.  Ele é a nossa meta, pois Ele é o HOMEM PERFEITO.  Cristificação, consiste em despojar-se pouco a pouco das vestes velhas e revestir-se das novas. este é um trabalho paciente, que dura uma vida.
É necessário um contínuo exercitar-se, porque por uma mínima desatenção ou distração se pode cair na rotina da “homem velho”.
O processo de cristificação nos pede um contacto constante com a Palavra de Deus, pois é ela que a cada dia nos alimenta, isto é, a Palavra manifesta-nos Deus e Sua Vontade, a nossa vocação e a nossa identidade, mediante uma revelação progressiva e ligada à vida. Por meio de sua Palavra, cada dia, Deus faz a sua experiência em nós e nós fazemos experiência Dele.
Quando ouvida, meditada, rezada com certeza, a Palavra de Deus vive em nós e nós vivemos nela, nossa vida torna-se com Deus e nosso dia como um seio virginal que gera e vivifica a Palavra.
Esta experiência cotidiana de Deus por meio do cultivo da Palavra é que possibilita o deixar-se formar em nós Cristo até chegar à assimilação dos seus sentimentos.
Esta permanência na Palavra é que possibilita sermos Homens novos. É fazer com que nossos pensamentos, afetos, gestos e projetos se fundamentem e encontrem inspiração naquela Palavra que guardamos no coração. De maneira que tudo o que fazemos e pensamos, nosso esforço e nossa doação tenha na Palavra seu início e seu fim, seja por ela animado, sustentado, enriquecido e vitalizado, e purificado.
Para que recriados, fascinados e formados pela sua Palavra deixemos nos atingir na profundidade de nosso coração, a fim de que possamos viver como filhos e filhas da Luz, pessoas novas Nele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário